O Projeto “Nós Propomos!” tem por finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local, numa perspetiva de governança e sustentabilidade.Constitui, presentemente, o grande projeto nacional no âmbito da disciplina de Geografia e mobiliza escolas de todo o país.
Presentemente, o Projeto também está a ser implementado em Tocantins/Brasil.
Em 26 de abril de 2016, realiza-se na Universidade de Lisboa o Seminário Nacional, em que jovens de todas as escolas participantes apresentam as suas propostas e são atribuídas alguns prémios e certificados de participação.
Concurso escolar inserido no Programa GEA - Terra Mãe, da responsabilidade do Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências, em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO (setor das Ciências).
Coordenação: Luiz Oosterbeek, Anabela Pereira, Rosário Whanon, Pedro Cura
As Olimpíadas de Química Júnior pretendem dinamizar o estudo e ensino da química nas escolas de ensino básico e secundário, aproximar as escolas básicas e secundárias das instituições de ensino superior (Universidades e Institutos Politécnicos), despertar o interesse e gosto pela química e divulgar a química como ciência, cativando vocações para carreiras científico-tecnológicas.
Rede de Escolas Associadas da Unesco
A cerimónia de entrega de prémio realiza-se no dia 6 de maio na Academia Olímpica de Portugal que celebra o seu 30º aniversário. Este ano, o ICOMOS consagra o seu dia 18 de maio ao Património do Desporto.
VENCEDOR CATEGORIA PRÉ-ESCOLAR – A importância das ações humanas nas alterações climáticas
ESCOLA - OGA-MITÁ
ALUNOS - Tomás Lima
Rita Soares
Pedro Pinto
Maria Amado
Profª Zita Gonçalves
VENCEDOR CATEGORIA 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO - A importância da comunicação no entendimento global
ESCOLA - Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos / Complexo Escolar dos Arcos
ALUNO - Ema Carvalho
Profª Marta Santos
VENCEDOR CATEGORIA 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO – TEXTO A construir pontes entre os povos
ESCOLA - Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis
ALUNO - Luís Alberto Teixeira de Sousa
Drª Ana Alves
VENCEDOR CATEGORIA 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO – DESENHO A construir pontes entre os povos
ESCOLA - Colégio Paulo VI
ALUNO - Maria Manuel Reis Lopes
Drª Raquel Silva
VENCEDOR CATEGORIA SECUNDÁRIO – Comer / Beber / Sobreviver
ESCOLA - Centro de Formação Profissional da Metalurgia e da Metalomecânica – Núcleo de Oliveira de Azeméis
ALUNO - Pedro Ribeiro França
Drª Isabel Lemos
O projeto MIA – revelando o Mundo Invisível da Água propõe aumentar a literacia oceânica através de uma melhor compreensão dos fenómenos associados às alterações climáticas, trabalhando de forma artística o tópico da ecologia do plâncton e da sua vulnerabilidade nos sistemas marinhos/costeiros. Este projeto é desenvolvido pela ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) e cofinanciado através dos EEA grants, no âmbito do programa de Gestão Integrada das Águas Marinhas e costeiras (Sensibilização Pública). Tem como objetivo promover campanhas de sensibilização através do desenvolvimento de eventos locais em Escolas do Ensino Básico e Secundário, e atividades de promoção e aumento do nível de literacia dos oceanos entre as camadas jovens da população.
Os seres microscópicos são facilmente esquecidos nas ações de sensibilização, apesar de essenciais para a compreensão da dinâmica ecológica dos sistemas aquáticos. A estratégia do projeto passa pela integração da ciência com as artes (música, artes plásticas, animação/cinema, dança e teatro) em ações de educação ambiental, explorando os sentidos como estímulo à inteligência emocional e, assim, garantir que a mensagem científica/ambiental é assimilada de forma mais emotiva pelos cidadãos, para uma sensibilização mais efetiva da população ativa presente e futura (através das crianças).
O projeto MIA tem uma equipa multidisciplinar (agregando cientistas, professores e profissionais da vertente artística) e abrange diversas escolas distribuídas pelo país. O público-alvo principal inclui as crianças dos ensinos pré-escolar, básico e secundário, implicando diferentes abordagens, mediante a faixa etária. No entanto, ações para a sociedade em geral serão também efetuadas."
(Este projeto é cofinanciando pelo EEA grants, no âmbito do programa de Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras (Sensibilização Pública), tendo a ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) como promotora, em parceria com diversas instituições artísticas, escolas e universidades).
Dia 18 de maio assinala a assinatura, em Coimbra, de um Acordo de Cooperação entre Escolas de Geociências de países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Para além da Universidade de Coimbra, este acordo envolve oito instituições de ensino e investigação de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste. Apoiado pela Comissão Executiva da CPLP, o acordo prevê o estabelecimento de relações interinstitucionais de colaboração, visando a formação de parcerias e projetos de investigação conjuntos, assim como propor novas formas de ensino e desenvolvimento pedagógico. Mais informações e fotografias do evento aqui.
Projeto educativo que converge com a Educação para a Cidadania Global (ECG), que promove cidadãos mais informados e conscientes dos problemas concretos da atualidade, contribuindo para “um mundo mais justo, equitativo, solidário” e que se pretende tornar também mais dialogante, menos violento, mais pacífico, o que aumentará a solidariedade, o bem-estar, a felicidade, ensinando a gerir as emoções, chave essencial para ajudar às dificílimas relações humanas. Este projeto educativo tem duas vertentes:
a) uma dedicada às crianças e jovens através da escola, abrangendo sobretudo as idades de entre cerca de 6 a 18 anos (e ainda, se possível, antes no jardim de infância e mais tarde na Universidade).
b) uma outra vertente dedicada a todas as outras pessoas que gostem de dispor, com facilidade, de uma aprendizagem deste tipo.
Este concurso internacional tem por objetivo sensibilizar os jovens do mundo inteiro para as implicações globais das ações do seu dia-a-dia, tendo em vista superar o hiato entre o entendimento e a ação e o apoio às decisões políticas que promovem a sustentabilidade. Através dele, todos os estudantes, do Ensino Secundário e do Ensino Superior, estão convidados a partilhar as suas perspetivas e pesquisas, criando uma história que recorra a cartografia em suporte digital que analise, evidencie e possa contribuir para compreendermos melhor o modo como habitamos, em escalas diversas e em especial na dimensão local, um mundo cada vez mais globalizado.
O concurso é organizado pelo Ano Internacional para o Entendimento Global (AIEG), em parceria com a Comissão de Educação Geográfica da União Geográfica Internacional (UGI-CEG) e a Associação Europeia de Geógrafos (EUROGEO) que passam a ser referidos como promotores. Para os concorrentes de escolas portuguesas e dos PALOP, A ESRI Portugal, a Associação de Professores de Geografia e a Associação Portuguesa de Geógrafos atribuirão um prémio pelo melhor trabalho que concorra ao concurso internacional, de acordo com as regras do mesmo, tendo como condição única ser redigido em língua portuguesa. Para concorrer a este concurso nacional os concorrentes enviarão o Link da sua “história com mapas digitais” para o seguinte endereço eletrónico: aprofgeo@gmail.com e/ou geral@apgeo.pt