Ensino


 

 

PROJECTO NÓS PROPOMOS!Cidadania e Inovação na Educação Geográfica

 

 

O Projeto “Nós Propomos!” tem por finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local, numa perspetiva de governança e sustentabilidade.Constitui, presentemente, o grande projeto nacional no âmbito da disciplina de Geografia e mobiliza escolas de todo o país.

Presentemente, o Projeto também está a ser implementado em Tocantins/Brasil

Em 26 de abril de 2016, realiza-se na Universidade de Lisboa o Seminário Nacional, em que jovens de todas as escolas participantes apresentam as suas propostas e são atribuídas alguns prémios e certificados de participação.

 

PROYECTO DE INNOVACIÓN GEODIVULGAR: CIENCIA SIN BARRERAS

 

Partiendo del lema “Geología para todos” este proyecto interdepartamental e interuniversitario persigue la divulgación de la Geología a todo tipo de público, realizando simultáneamente una acción de integración social entre estudiantes, profesores y personal de apoyo y servicios de la Universidad Complutense de Madrid.

CONCURSO ESCOLAR "DESASTRES NATURAS - COMO MINIMIZAR OS RISCOS E SABER CONVIVER COM ELES"

Concurso escolar inserido no Programa GEA - Terra Mãe, da responsabilidade do Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências, em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO (setor das Ciências).

 

PROJETO "ESCOLAS E MEMÓRIA NO ANO INTERNACIONAL DO ENTENDIMENTO GLOBAL"

Coordenação: Luiz Oosterbeek, Anabela Pereira, Rosário Whanon, Pedro Cura

A cada criança será solicitado que traga de casa um objeto antigo “com história”. Este objeto deve ser escolhido com a sua família, desta forma gerando uma discussão e consensualização que resulte da convergência entre perspetivas e interesses de distintas gerações, dos alunos aos avós.
É um projeto simples mas de grande impacto social e cognitivo, como todos os que se desenvolvem no Ano Internacional do Entendimento Global. É um projeto que envolve as famílias nas escolas e que reforça os professores na exigente tarefa de ajudar os seus alunos, no combate pelo sucesso escolar e pela redução do abandono escolar.

 

OLIMPÍADAS DE QUÍMICA

As Olimpíadas de Química Júnior pretendem dinamizar o estudo e ensino da química nas escolas de ensino básico e secundário, aproximar as escolas básicas e secundárias das instituições de ensino superior (Universidades e Institutos Politécnicos), despertar o interesse e gosto pela química e divulgar a química como ciência, cativando vocações para carreiras científico-tecnológicas. 

 

7ª EDIÇÃO DO CONCURSO PARA A REDE DAS ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO

 

Rede de Escolas Associadas da Unesco

A cerimónia de entrega de prémio realiza-se no dia 6 de maio na Academia Olímpica de Portugal que celebra o seu 30º aniversário. Este ano, o ICOMOS consagra o seu dia 18 de maio ao Património do Desporto.

 

VENCEDOR CATEGORIA PRÉ-ESCOLAR – A importância das ações humanas nas alterações climáticas

ESCOLA - OGA-MITÁ

ALUNOS - Tomás Lima

     Rita Soares

     Pedro Pinto

     Maria Amado

Profª Zita Gonçalves

 

VENCEDOR CATEGORIA 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO - A importância da comunicação no entendimento global

ESCOLA - Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos / Complexo Escolar dos Arcos

ALUNO - Ema Carvalho

Profª Marta Santos

 

VENCEDOR CATEGORIA 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO – TEXTO A construir pontes entre os povos

ESCOLA - Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis

ALUNO - Luís Alberto Teixeira de Sousa

Drª Ana Alves

 

VENCEDOR CATEGORIA 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO – DESENHO A construir pontes entre os povos

ESCOLA - Colégio Paulo VI

ALUNO - Maria Manuel Reis Lopes

Drª Raquel Silva

 

VENCEDOR CATEGORIA SECUNDÁRIO – Comer / Beber / Sobreviver

ESCOLA - Centro de Formação Profissional da Metalurgia e da Metalomecânica – Núcleo de Oliveira de Azeméis

ALUNO - Pedro Ribeiro França

Drª Isabel Lemos

 

PROJETO MIA – revelando o Mundo Invisível da Água

O projeto MIA – revelando o Mundo Invisível da Água propõe aumentar a literacia oceânica através de uma melhor compreensão dos fenómenos associados às alterações climáticas, trabalhando de forma artística o tópico da ecologia do plâncton e da sua vulnerabilidade nos sistemas marinhos/costeiros. Este projeto é desenvolvido pela ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) e cofinanciado através dos EEA grants, no âmbito do programa de Gestão Integrada das Águas Marinhas e costeiras (Sensibilização Pública). Tem como objetivo promover campanhas de sensibilização através do desenvolvimento de eventos locais em Escolas do Ensino Básico e Secundário, e atividades de promoção e aumento do nível de literacia dos oceanos entre as camadas jovens da população.

Os seres microscópicos são facilmente esquecidos nas ações de sensibilização, apesar de essenciais para a compreensão da dinâmica ecológica dos sistemas aquáticos. A estratégia do projeto passa pela integração da ciência com as artes (música, artes plásticas, animação/cinema, dança e teatro) em ações de educação ambiental, explorando os sentidos como estímulo à inteligência emocional e, assim, garantir que a mensagem científica/ambiental é assimilada de forma mais emotiva pelos cidadãos, para uma sensibilização mais efetiva da população ativa presente e futura (através das crianças).

O projeto MIA tem uma equipa multidisciplinar (agregando cientistas, professores e profissionais da vertente artística) e abrange diversas escolas distribuídas pelo país. O público-alvo principal inclui as crianças dos ensinos pré-escolar, básico e secundário, implicando diferentes abordagens, mediante a faixa etária. No entanto, ações para a sociedade em geral serão também efetuadas."

(Este projeto é cofinanciando pelo EEA grants, no âmbito do programa de Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras (Sensibilização Pública), tendo a ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) como promotora, em parceria com diversas instituições artísticas, escolas e universidades). 

 

Grupo de Escolas de Geociências José Bonifácio d’Andrada e Silva

Dia 18 de maio assinala a assinatura, em Coimbra, de um Acordo de Cooperação entre Escolas de Geociências de países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Para além da Universidade de Coimbra, este acordo envolve oito instituições de ensino e investigação de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste. Apoiado pela Comissão Executiva da CPLP, o acordo prevê o estabelecimento de relações interinstitucionais de colaboração, visando a formação de parcerias e projetos de investigação conjuntos, assim como propor novas formas de ensino e desenvolvimento pedagógico. Mais informações e fotografias do evento aqui.

 

EDUCAÇÃO PARA A GLOBALIZAÇÃO DA PAZ 

Matilde Sousa Franco - Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa

Projeto  educativo que converge  com a Educação para a Cidadania Global (ECG), que  promove cidadãos mais informados e conscientes dos problemas concretos da atualidade, contribuindo para “um mundo mais  justo, equitativo, solidário” e que se pretende tornar  também mais dialogante, menos violento, mais pacífico, o que aumentará a solidariedade, o bem-estar,  a felicidade, ensinando a gerir as emoções, chave essencial  para  ajudar às dificílimas relações humanas.  Este projeto educativo tem duas vertentes:

a)     uma dedicada às crianças e jovens através da escola, abrangendo sobretudo as idades de entre cerca de 6  a 18 anos  (e ainda, se possível, antes no jardim de infância e mais tarde na Universidade). 

b)     uma outra vertente dedicada a todas as outras pessoas que gostem de dispor, com facilidade, de uma aprendizagem deste tipo.

 

CONCURSO INTERNACIONAL «Conta-me uma história com mapas digitais» no âmbito do «Ano Internacional do Entendimento Global»

Este concurso internacional tem por objetivo sensibilizar os jovens do mundo inteiro para as implicações globais das ações do seu dia-a-dia, tendo em vista superar o hiato entre o entendimento e a ação e o apoio às decisões políticas que promovem a sustentabilidade. Através dele, todos os estudantes, do Ensino Secundário e do Ensino Superior, estão convidados a partilhar as suas perspetivas e pesquisas, criando uma história que recorra a cartografia em suporte digital que analise, evidencie e possa contribuir para compreendermos melhor o modo como habitamos, em escalas diversas e em especial na dimensão local, um mundo cada vez mais globalizado.

O concurso é organizado pelo Ano Internacional para o Entendimento Global (AIEG), em parceria com a Comissão de Educação Geográfica da União Geográfica Internacional (UGI-CEG) e a Associação Europeia de Geógrafos (EUROGEO) que passam a ser referidos como promotores. Para os concorrentes de escolas portuguesas e dos PALOP, A ESRI Portugal, a Associação de Professores de Geografia e a Associação Portuguesa de Geógrafos atribuirão um prémio pelo melhor trabalho que concorra ao concurso internacional, de acordo com as regras do mesmo, tendo como condição única ser redigido em língua portuguesa. Para concorrer a este concurso nacional os concorrentes enviarão o Link da sua “história com mapas digitais” para o seguinte endereço eletrónico: aprofgeo@gmail.com e/ou geral@apgeo.pt